terça-feira, 24 de novembro de 2009

carrão hein!?

Tecnologias no cotidiano docente e discente

As transformações que provocam os meios de comunicação integrados aos computadores possibilitam maior praticidade no cotidiano, já que muitos dos meios de comunicação nem sempre apresentam facilidade, o comodismo, informações, espaço e tempo tão práticas e rápidas como a internet por exemplo nos proporciona.

Novos aprendizados seria usar dessa ferramenta na prática docente, levar os diversos conteúdos integrados a essa tecnologia e desenvolver atividades mais significativas e reflexivas em muitos temas abordados no dia-a-dia.

O papel do docente ante as tecnologias, seria o desenvolver e orientar os discentes no bom manejo dos recursos e ferramentas , de habilidades e competências que sejam de acordo, tanto com a proposta de seu trabalho quanto ao bom acesso , da interação no cotidiano de cada individuo ,na sociedade . Deve esperar-se que o computador e suas ferramentas, devem ser usadas para as boas intenções e não as atitudes adversas ao objetivo esperado em ambos os ambientes a serem utilizados.

O computador para o docente em suas aulas, seria de grande importância em muitos conceitos: como a de realizar a leitura de imagens , o da pesquisa, da escrita da diversidades de gêneros e estar desenvolvendo o intercâmbio, pela troca de emails, de estar montando blogs, mostrando as vivencias tanto da escola quanto do seu dia-a-dia, a utilização de jogos educativos e significativas aos conteúdos que muitas vezes demandam de mecanização por serem utilizados desde os anos iniciais até o término dos estudos, etc...

O acesso a tecnologia do computador , de suas ferramentas e da comunicação via internet é super-importante, principalmente de fazê-lo bem orientado. Com um ambiente que lhe proporciona esse recurso entrelaçado ao trabalho pedagógico faz com que todos ao terem o contato , docentes e discentes ,a desenvolver metodologias que possam fazer o o uso correto e adequado tanto para o cotidiano escolar quanto ao cotidiano em sociedade. Em ambos os casos , tanto para docentes e discentes poderão aprender e desenvolver e utiliza-los para enriquecer a linguagem oral,leitora e escrita, não só em assuntos interpessoais como na realizações de projetos , pesquisas , debates , troca de informações e outros , fazendo com que o ambiente seja ainda mais prazeroso e principalmente promissor,rico em ensino-aprendizagem.



Alex Sandro Nunes,Abaitinga, SMA, 22 de setembro de 2009

16h:52m

Metáfora do Lápis

Metáfora do Lápis

Muitos docentes no mundo atual, nos estudos e inclusão da prática docente ante as tecnologias e o resultado de suas transformações na sociedade, ainda vem causando certo medo, insegurança,de lidar ou saber utilizar o novo.
A partir do momento que as escolas possuírem tais meios tecnológicos e uma formação permanente a ser oferecida,uma capacitação adequada aos professores, o uso do computador e suas ferramentas,serão com certeza, instrumentos significativos para o processo de ensino e aprendizagem, e ajudar na socialização e transmissão de conhecimento do dia-a-dia de cada discente, e comprovar realmente, o quanto será enriquecedor ao potencial que um professor poderá desenvolver e acrescentar em sua prática. Para tanto é imprescindível cumprir com o seu papel no sentido de mediar esta situação. O professor com a sua formação e interesse é a peça primordial neste processo e nunca será trocado por máquina.


Alex Sandro

E-mail

O e-mail, é uma excelente ferramenta web criada para facilitar a comunicação, transmissão de dados, troca de informação e de ficheiros.

Mas geralmente, é mal usado, abusado e desvirtualizado. O próprio Ser humano tem o péssimo hábito de abusar, ou de usar incorretamente as ferramentas da 'aldeia global'.

Como aproveitar o E-Mail nas atividades pessoais e escolares?

Como aproveitar o E-Mail nas atividades pessoais e escolares

Como aproveitar o E-Mail nas atividades pessoais e escolares?


Através de pesquisas sobre os mais variados assuntos. O aprender hoje não é mais algo passivo somente de transmissão de conhecimento, mas é ativo baseado na construção, busca e reflexão do saber.

Também buscar cada vez mais informações e fazer uso delas na elaboração de suas aulas.

O educador deve ser um pesquisador, um formador de opiniões permitindo aos seus alunos que também aprendam a buscar e agir com olhar investigativo.

Com o e- mail vai enriquecer muito mais o trabalho de ambos, o educador pode usar para pesquisas e impressão de atividades ou mesmo para mostrar imagens ou informações diversas a que o aluno não tem acesso.

Podemos nos comunicar com outros colegas, trocar conhecimentos, permite um intercambio de culturas e acesso a todo tipo de informação que nos são interessante e que poderão ser de acesso público.

Com tudo isso melhoramos nossa qualidade de vida e nosso trabalho em sala de aula, pois nos tornamos mais dinâmicos e estimulados a agir de forma ativa diante de tanta informação.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Boas Vindas!

SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG!!!!