quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Criando um Hipertexto
Hipertexto é a habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não-sequenciais, onde diferentes caminhos podem ser percorridos p/ acessar a informação ou fragmentos delas.
Eu entendo como um texto com vários caminhos que permite que os leitores façam escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa,como uma série de pedaços de textos conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos." para que ele inclua também dado visual, som, animação e outros tipos de informação.
A partir desses recursos, o hipertexto é como se fosse um cérebro passa a se tornar capaz de reproduzir de forma mimética a capacidade de guardar e recuperar informações através de links: referências acessáveis rápida e intuitivamente.
As principais características do Hipertexto são : a Intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo;interatividade; acessibilidade;estrutura em rede;transitoriedade;organização multilinear. Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não linear aos verbetes contidos em diferentes volumes.
O trabalho na Educação com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma autônoma . divertida em um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
Referências:
www.levacov.eng.br/marilia/hiperdef.pdf
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Tecnologias no cotidiano docente e discente
As transformações que provocam os meios de comunicação integrados aos computadores possibilitam maior praticidade no cotidiano, já que muitos dos meios de comunicação nem sempre apresentam facilidade, o comodismo, informações, espaço e tempo tão práticas e rápidas como a internet por exemplo nos proporciona.
Novos aprendizados seria usar dessa ferramenta na prática docente, levar os diversos conteúdos integrados a essa tecnologia e desenvolver atividades mais significativas e reflexivas em muitos temas abordados no dia-a-dia.
O papel do docente ante as tecnologias, seria o desenvolver e orientar os discentes no bom manejo dos recursos e ferramentas , de habilidades e competências que sejam de acordo, tanto com a proposta de seu trabalho quanto ao bom acesso , da interação no cotidiano de cada individuo ,na sociedade . Deve esperar-se que o computador e suas ferramentas, devem ser usadas para as boas intenções e não as atitudes adversas ao objetivo esperado em ambos os ambientes a serem utilizados.
O computador para o docente em suas aulas, seria de grande importância em muitos conceitos: como a de realizar a leitura de imagens , o da pesquisa, da escrita da diversidades de gêneros e estar desenvolvendo o intercâmbio, pela troca de emails, de estar montando blogs, mostrando as vivencias tanto da escola quanto do seu dia-a-dia, a utilização de jogos educativos e significativas aos conteúdos que muitas vezes demandam de mecanização por serem utilizados desde os anos iniciais até o término dos estudos, etc...
O acesso a tecnologia do computador , de suas ferramentas e da comunicação via internet é super-importante, principalmente de fazê-lo bem orientado. Com um ambiente que lhe proporciona esse recurso entrelaçado ao trabalho pedagógico faz com que todos ao terem o contato , docentes e discentes ,a desenvolver metodologias que possam fazer o o uso correto e adequado tanto para o cotidiano escolar quanto ao cotidiano em sociedade. Em ambos os casos , tanto para docentes e discentes poderão aprender e desenvolver e utiliza-los para enriquecer a linguagem oral,leitora e escrita, não só em assuntos interpessoais como na realizações de projetos , pesquisas , debates , troca de informações e outros , fazendo com que o ambiente seja ainda mais prazeroso e principalmente promissor,rico em ensino-aprendizagem.
Alex Sandro Nunes,Abaitinga, SMA, 22 de setembro de 2009
16h:52m
Metáfora do Lápis
Muitos docentes no mundo atual, nos estudos e inclusão da prática docente ante as tecnologias e o resultado de suas transformações na sociedade, ainda vem causando certo medo, insegurança,de lidar ou saber utilizar o novo.
A partir do momento que as escolas possuírem tais meios tecnológicos e uma formação permanente a ser oferecida,uma capacitação adequada aos professores, o uso do computador e suas ferramentas,serão com certeza, instrumentos significativos para o processo de ensino e aprendizagem, e ajudar na socialização e transmissão de conhecimento do dia-a-dia de cada discente, e comprovar realmente, o quanto será enriquecedor ao potencial que um professor poderá desenvolver e acrescentar em sua prática. Para tanto é imprescindível cumprir com o seu papel no sentido de mediar esta situação. O professor com a sua formação e interesse é a peça primordial neste processo e nunca será trocado por máquina.
Alex Sandro
Mas geralmente, é mal usado, abusado e desvirtualizado. O próprio Ser humano tem o péssimo hábito de abusar, ou de usar incorretamente as ferramentas da 'aldeia global'.
Como aproveitar o E-Mail nas atividades pessoais e escolares?
Como aproveitar o E-Mail nas atividades pessoais e escolares?
Através de pesquisas sobre os mais variados assuntos. O aprender hoje não é mais algo passivo somente de transmissão de conhecimento, mas é ativo baseado na construção, busca e reflexão do saber.
Também buscar cada vez mais informações e fazer uso delas na elaboração de suas aulas.
O educador deve ser um pesquisador, um formador de opiniões permitindo aos seus alunos que também aprendam a buscar e agir com olhar investigativo.
Com o e- mail vai enriquecer muito mais o trabalho de ambos, o educador pode usar para pesquisas e impressão de atividades ou mesmo para mostrar imagens ou informações diversas a que o aluno não tem acesso.
Podemos nos comunicar com outros colegas, trocar conhecimentos, permite um intercambio de culturas e acesso a todo tipo de informação que nos são interessante e que poderão ser de acesso público.
Com tudo isso melhoramos nossa qualidade de vida e nosso trabalho em sala de aula, pois nos tornamos mais dinâmicos e estimulados a agir de forma ativa diante de tanta informação.
